Mostrar/Ocultar menu

Medalha Milagrosa

Catarina Labouré

 

Quem é Catarina Labouré?

Catarina Labouré nasceu a 2 de maio de 1806, em Fain-les-Moutiers, França, numa família de camponeses. Foi com dificuldade que convenceu o pai a permitir que seguisse sua vocação entre as Filhas da Caridade.

Nada distingüia Irmã Catarina das outras Irmãs. O chamado de Maria foi para ela uma missão, confiada pela Mãe, devido à simplicidade e devoção da filha. Catarina foi escolhida pela Santíssima Virgem para as revelações que seriam feitas em suas aparições na Capela da rua "du Bac".

Irmã Catarina fala de suas visões e mensagens, somente ao Padre Aladel, em suas confissões. Seu segredo tornou-se conhecido com a proximidade de sua morte, quando revelou à sua Superiora, que era ela a Filha da Caridade escolhida pela Virgem para a manifestação da Medalha Milagrosa.

Irmã Catarina foi por 46 anos uma verdadeira Filha da Caridade, dedicando-se totalmente aos pobres num asilo de idosos em Paris. Morreu em 31 de dezembro de 1876 e foi enterrada debaixo do altar da Capela de Reuilly.

Em 1933, a exumação do corpo de Catarina é feita, na presença de representantes da Igreja, médicos e do comissário de policia. Aberto o caixão, o corpo de Irmã Catarina aparece intacto, assim como suas vestes, 57 anos após sua morte. A comoção é geral.

Após as festas de beatificação, neste mesmo ano, o corpo de Irmã Catarina foi colocado sob o altar da Virgem, na Capela da rua "du Bac", onde permanece até os dias de hoje atraindo milhares de peregrinos.

Santa Catarina Labouré foi canonizada em 27 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII.