PEV 2017: “Servir não, senão, pôr em ação o amor”.

Educação • 23/01/2017

SUBSÍDIO TEMÁTICO 1 – Contextualização, iluminação bíblico-teológica e identidade visual

Pastoral Escolar Vicentina – Província de Curitiba

 

PEV 2017: “Servir não, senão, pôr em ação o amor”.

 

O projeto educativo assumido pela Educação Vicentina (EV) agrega aos processos pedagógicos a dimensão de pastoralidade, oriunda da confessionalidade que caracteriza as Instituições Educativas Vicentinas. Essa dimensão é a via pela qual o carisma institucional é explicitado e dinamizado junto à comunidade educativa. De um modo mais imediato e em diálogo com todas as instâncias do ambiente educativo, cabe ao Setor de Pastoral Escolar Vicentina (PEV) a tarefa de traduzir a pastoralidade em vivências, projetos e atividades diversas; em outras palavras: a PEV é responsável pela organicidade da ação pastoral.

Considerando que tais projetos e atividades não tem sentido em si mesmo, mas expressam o teor do compromisso da EV com seu carisma próprio, é importante e necessário que a PEV articule e desenvolva um contextualizado processo de planejamento. Esse movimento envolve não somente as realidades locais, mas apresenta elementos comuns a todas as Instituições. Em razão deste caminho conjunto, como PEV Provincial a cada ano apresentamos uma proposta temática que visa, além de subsidiar as Instituições Educativas, construir uma unidade de reflexão e ação entre elas.

Os temas escolhidos seguem uma lógica sequencial e se sustentam nos princípios e valores do Carisma Vicentino. O Planejamento Participativo Pastoral é o corpo mais denso da proposta, comportando a síntese da reflexão feita (Marco da Realidade) e o caminho metodológico (políticas e estratégias) para a ação. Esse itinerário de planejamento é sempre construído com os/as pastoralistas em seu encontro anual. À proposta provincial soma-se uma identidade visual própria (slogan, cores, formas específicas), com destaque à Agenda Escolar Vicentina como um precioso subsídio pedagógico e pastoral. Neste sentido, em sintonia com a temática de 2016 “Fazer o Bem! Fazer Bem”, em 2017 assumimos o projeto pedagógico-pastoral “AmorAÇÃO”, o qual traz a marca singular de contemplar a celebração dos 400 anos do Carisma Vicentino.

Confira o texto completo em PDF, disponível no link: www.filhasdacaridade.com.br/downloads/ST1_PEV2017.pdf