Instituições Educacionais Vicentinas iniciam novo ano letivo

Educação • 12/02/2017

As Instituições Educacionais que integram a Educação Vicentina na Província de Curitiba, iniciaM mais um ano letivo. Segundo calendário próprio, cada Instituição construiu uma programação específica, envolvendo a Semana Pedagógica, com atividades de capacitação para o corpo docente, formação institucional e preparação do espaço escolar, e a acolhida dos/as educandos/as, encontros e reuniões de pais e responsáveis.

Embora cada realidade local elenque temas e metodologias diferenciadas para dinamizar as primeiras atividades do ano, um dos elementos comuns correspondeu à apresentação e aprofundamento do projeto pedagógico-pastoral do ano, intitulado "Amor-Ação". Tal projeto se fundamenta no carisma vicentino, que orienta a Educação Vicentina e que, em 2017,completa 400 anos de existência, bem como busca responder e traduzir os princípios pedagógicos e pastorais presente no Projeto Político-Pedagógico comum às Instituições.

Além de cooperar com o processo educativo, contextualizando as balizas confessionais que o integram, o projeto"Amor-Ação" busca explicitar a unidade das Instituções. Neste processo, a Pastoral Escolar Vicentina e seu planejamento anual, a Agenda Escolar Vicentina e outras produções comuns se apresentam como instâncias de diálogo e cooperação. Um conjunto de subsídios, que abrange desde a identidade visual do ano a roteiros formativos, colabora para a sintonia e a integração da missão educativa vicentina na Província.

Saiba mais sobre o projeto "Amor-Ação": http://www.filhasdacaridade.com.br/comissoes/educacao/Noticia.aspx?noticia=1201