Retiro Provincial para Educadores/as Vicentinos/as

Educação • 13/03/2017

Organizado pela Comissão Especializada de Educação da Província de Curitiba (CEEPaC), aconteceu nos dias 10 e 11 de março o Retiro Provincial para Educadores/as Vicentinos/as. A proposta integra as comemorações alusivas aos 400 anos do Carisma Vicentino (1617-2017) e buscou relacionar a celebração jubilar com a missão educativa. Reunidos/as na Casa de Encontros Nossa Senhora das Graças, da Congregação da Missão (Padres Vicentinos), estiveram presentes 15 educadores/as, vindos/as de 11 Instituições Educativas da Província de Curitiba.

A metodologia utilizada buscou integrar momentos de oração pessoal e comunitária, especialmente a partir do método da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), bem como reflexão e partilha em pequenos grupos de vivência. Relacionado à identidade temática dos 400 anos, construiu-se um itinerário próprio a partir dos momentos singulares que marcaram a gênese do carisma, expressos nas experiências vividas por Vicente de Paulo em Folleville (missão) e Châtillon-les-Dombes (caridade). Acrescentou-se, igualmente, a referência a Paris como contexto dos desmembramentos, estruturas e articulações que as intuições originárias dos Fundadores foi comportando.

Conhecer e amar nossa história é condição indispensável para bem realizarmos nossa missão-vocação como Educadores/as hoje. Não se trata somente de resgatar a memória, mas de aprender dela, com seus limites e possibilidades. A atualidade do carisma vicentino se revela nessa disposição em revisitar nossas fontes e, bebendo delas, atualizar em nossas opções e práticas cotidianas. Entendemos que a educação é o grande canteiro onde somos, ao mesmo tempo, sementes e semeadores/as do Reino de Deus, portadores/as e promotores/as da vida, que se manifesta no desenvolvimento humano, cognitivo, espiritual, sociocultural que, como escola confessional, assumimos. Sensibilizar os/as Educadores/as para essas dimensões e cultivá-las, não somente pela reflexão conceitual, mas, sobretudo, pela experiência mística, é condição indispensável para sermos coerentes e fecundos/as na missão que assumimos.

Pastoral Escolar Vicentina - Província de Curitiba

 

Mais fotos disponíveis em: https://www.facebook.com/pastoralescolarvicentina/posts/1238325706215820