11/10/2018

Instituições Vicentinas de Curitiba e região realizam Seminário Educação e Pessoas em Situação de Rua

 

Realizado nas dependências da Faculdade Vicentina (FAVI) no dia 09 de outubro de 2018, o Seminário Educação e População em Situação de Rua reuniu mais de 130 pessoas da comunidade educativa vicentina e serviços de atendimento à população em situação de rua, para uma manhã de interação e estudo sobre o tema.

 

O evento foi organizado pela Casa de Acolhida São José, FAVI e Educação Vicentina – Província de Curitiba, com participação dos/as educandos/as dos 9º anos do Colégio Vicentino São José e Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês, de Curitiba/PR; e Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus, de Araucária/PR. Professores e alunos dos cursos de Filosofia e Teologia da FAVI, e seminaristas do Propedêutico da Congregação da Missão (CM) também marcaram presença, juntamente com representantes do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em Situação de Rua (INRua).

 

Para a Educação Vicentina, a proposta integra a Ação Comum Conectando Solidariedade, projeto realizado em nível de Província Instituições Educativas Vicentinas no ano de 2018.  Além de aproximar as diferentes frentes de ação da comunidade vicentina, a ação Comum teve o intuito de motivar as Instituições Educativas a conhecer e dialogar sobre a realidade das pessoas em situação de rua, em estreito vínculo com a sensibilidade social do carisma institucional. Da mesma forma, buscou mobilizar recursos para adequar o espaço da lavanderia da Casa de Acolhida São José, de Curitiba/PR, que realiza um trabalho sistemático de atendimento à essa população e que foi parceira ativa do projeto.

 

Para os/as educandos/as envolvidos/as, o seminário integrou um círculo de reflexões iniciado em sala de aula junto às disciplinas de Filosofia e Ensino Religioso, e que terá continuidade na escuta das ressonâncias das reflexões feitas no evento. Estas agregaram três olhares sobre as pessoas em situação de rua: uma abordagem sociológica, conduzida pelo Prof. Dr. André Langer, da FAVI; um olhar pedagógico, instigado pelo Prof. Dr. Flávio Fernando de Souza, da Comissão de Educação; e a socialização do trabalho da Casa de Acolhida e organismos vinculados à causa, fala proferida pela assistente social Jaqueline Rabelo, usuários da Casa e lideranças dos movimentos afins. A programação contou igualmente com uma apresentação cultural conduzida pela musicoterapeuta Jaqueline Silvestre que, juntamente com um grupo de atendidos/as pela Casa de Acolhida, entoaram o Hino do Povo de Rua.

 

A solidariedade é um dos valores que integram o projeto educativo vicentino, assumida de modo especial em relação às pessoas em situação de maior vulnerabilidade humana e social. Mais do que um gesto de doação material, ser solidário/a implica uma atitude existencial de empatia, de compaixão, de responsabilidade afetiva e efetiva com o/a outro/a. Tais atitudes encontram na educação um caminho de mediação aprendente privilegiada.

 

Comissão Especializada de Educação – Província de Curitiba

(Imagens: Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês)

Galeria