24/02/2019

Proteção dos Menores na Igreja reúne Conferências episcopais com o Papa Francisco em Roma

 

Aconteceu em Roma entre os dias 21 a 24de fevereiro do encontro do Santo Padre com o episcopado do mundo todo, tendo como tema “A Proteção dos Menores na Igreja”. O evento reuniu patriarcas, presidentes de todas as Conferências Episcopais, líderes das Igrejas Orientais Católicas, representantes dos Superiores das Congregações religiosas e vários dos seus colaboradores da Cúria Romana. 

 

O encontro

 

Convocado pelo Papa Francisco no dia 12 de setembro de 2018, o evento se debruçou sobre o escândalo dos abusos sexuais cometidos por ministros ordenados da Igreja Católica. Ao mesmo tempo em que marca uma atitude de reconhecimento penitencial da Igreja em relação aos crimes perpetrados por alguns de seus membros, o encontro propôs caminhos e iniciativas que visam contribuir com a investigação e o justo julgamento dos casos na esfera civil e canônica. Da mesma forma, propôs-se vias para evitar que crimes dessa natureza voltem a acontecer, as quais situam-se no âmbito da formação e acompanhamento, sobretudo dos seminaristas e sacerdotes. O maior envolvimento dos leigos e de peritos, a contribuição das mulheres, uma postura diferenciada no que concerne à comunicação e transparência dos fatos também figuram como proposições para combater o grave flagelo dos abusos.

 

A escuta atenta às vítimas

 

Um dos momentos fortes do encontro foi a escuta atenta às vítimas, experiência que provocou um impacto significativo nos participantes. Os relatos ouvidos expressaram o sofrimento de tantas pessoas que viram sua inocência ferida e abreviada pelo abuso daqueles que teriam por vocação a missão de cuidar e proteger. Envoltas pela memória ferida, as falas das vítimas explicitam a importância de romperem o silêncio e suas vozes serem acolhidas na Igreja, permitindo que esta possa ser presença de cura e reconciliação em suas vidas.

 

O pedido de perdão ativo da Igreja

 

O espírito penitencial acompanhou o evento como um todo, sendo reafirmado explicitamente pelo Santo Padre e pelos participantes em diversas ocasiões. Efetivamente, o pedido perdão toma a dimensão de disposições de responsabilidade, transparência e prestação de contas no que concerne abusos cometidos no interior da Igreja, bem como um envolvimento ativo nas iniciativas que combatem esse crime nas diversas instâncias da sociedade como, por exemplo, o interior das famílias, que é onde há maior ocorrência.

Entre os encaminhamentos do encontro está um novo Motu Proprio do Papa sobre a proteção dos menores e das pessoas vulneráveis, que acompanhará uma nova lei do Estado da Cidade do Vaticano e as Diretrizes para o Vicariato da Cidade do Vaticano. Em apoio aos bispos a Congregação para a Doutrina da Fé publicará um manual, e se criará uma força-tarefa para ajudar as dioceses.

 

Todas as informações sobre o encontro podem ser acessadas no link .

 

(Com informações e imagens de VaticanNews)

 

Galeria