25/01/2021

Conexões que Importam: pessoas - valores - atitudes

 

É TEMPO DE RECOMEÇAR!

 

Diz a poesia que

 

Recomeçar

É o fôlego da alma.

É mudar o caminho sem

mudar a essência.

É não se dar por vencido.

É saber a importância de parar,

respirar e continuar

mais firme e decidido.

Sempre com persistência.

(O Pequeno Mestre)

 

RECOMEÇOS nos indicam que estamos a caminho. Iniciamos 2021 recolhendo os aprendizados e experiências construídos no intenso ano de 2020, marcado pelos desafios oriundos da pandemia COVID-19, e das novas rotinas e relações que esta situação colocou à nossa prática educativa. Vivemos um cenário sanitário que ainda exige nosso compromisso de proteção e cuidado, os quais são de fundamental importância em nossos planejamentos de reinício do ano letivo. ESTAMOS JUNTOS/AS, construindo diálogos assertivos que nos permitam, como Comunidade Educativa, recomeçar com segurança, humanidade e competência.

 

Para ilustrar esse itinerário comum, como Rede Vicentina de Educação – Província de Curitiba, propomos um olhar criativo e dinâmico sobre as conexões que marcam nossa ação educativa. CONEXÕES QUE IMPORTAM é a motivação que nos acompanha no processo de retomada das aulas.

 

A expressão “conexões” nos recorda a presença sempre crescente da tecnologia em nosso cotidiano escolar, e que nos acompanharam de modo ainda mais intenso no regime especial de ensino disposto pela pandemia. Contudo, além de termo associado à linguagem digital, as conexões simbolizam a interligação e interdependência dos processos educacionais. Como COMUNIDADE APRENDENTE que somos, cada experiência vivida e compartilhada em nossos ambientes educativos físicos ou virtuais, é uma oportunidade para potencializarmos nossas conexões humanas, cognitivas, emocionais, espirituais, socioculturais.

 

NOSSAS CONEXÕES IMPORTAM! TODAS ELAS!

 

Afirmamos e reafirmamos isso, assumindo a FORMAÇÃO INTEGRAL como dimensão de nosso projeto educativo, como compromisso que nos conecta. Como critérios que nos ajudam a dimensionar e qualificar nossas conexões, propomos três ênfases:

 

  • nossa conexão por excelência é com a humanidade e como humanidade. Nossas opções e práticas educativas estão a serviço das pessoas, de suas trajetórias individuais e coletivas. Nosso carisma e identidade como escola confessional nos recordam permanentemente que nossa razão de ser e agir está no amor-serviço que dedicamos aos irmãos e irmãs. Nossa missão é educar! Nossa missão é cuidar das pessoas!

 

  • o que singulariza nossa proposta educativa são os valores que agregamos ao nosso projeto educativo. Eles orientam nossas ações e indicam o sentido que as acompanha. Sobre eles não estabelecemos uma relação de posse, mas contribuímos com uma abordagem original que agrega memória histórica, consciência da própria identidade em construção e comprometimento com o futuro das pessoas e do planeta. O que nos diferencia não nos isola, mas nos conecta a tudo e a todos/as!

 

  • nossas identidades e opções pedagógico-pastorais nos levam a assumir práticas coerentes com as mesmas, as quais não se resumem em ações a serem feitas, mas em posturas existenciais e profissionais que traduzam o que somos e o que cremos. Nossas conexões transformam! Nossas conexões nos transformam!

 

Essa tríplice conexão simboliza as muitas outras conexões que nos mobilizam e engajam cotidianamente em nossa missão comum, e que compõe o nosso JEITO VICENTINO DE EDUCAR. Esse movimento envolve a todos/as, nas diferentes funções, serviços e setores institucionais que ocupa.

 

RECOMEÇAMOS, conectados/as pela apaixonante missão de educar, dispostos/as a acolher com abertura e criatividade as novidades que 2021 nos trará, convictos/as de que esse novo ano letivo é uma oportunidade única de sermos melhores e de tornarmos melhor tudo o que está ao nosso redor.

 

Comissão Especializada de Educação - Província de Curitiba

 

Clique para Download

Galeria