16/11/2020
Diálogos Interdisciplinares - Rede Vicentina de Educação
O racismo norte-americano contemporâneo: perspectivas interdisciplinares
Caroline Meirelles[1]
Igor Gonçalves de Jesus[2]
João Pastorini da Rocha[3]
“Considerando que que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis
é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, [proclamamos que] todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”
Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948).
O racismo é um problema comum a diversas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma característica estrutural, especialmente arraigada na história das nações americanas, e que se manifestou de diversas formas ao longo do tempo – da pseudociência até políticas públicas discriminatórias. Seus efeitos são ubíquos e sensíveis até os dias de hoje.
Além de todos os sofrimentos indizíveis que causou ao longo do tempo, o racismo é um mal comportamental incompatível com o projeto de uma sociedade mais justa e humana. Conflita diretamente com os valores cristãos, com a importância da vida, e com o próprio processo de crescimento da Humanidade.
Identificando esse problema, e em um esforço para combatê-lo através da informação e da ação, foi organizado o 1° Encontro Interdisciplinar ISL, realizado no dia 25 de junho de 2020. Promovido pela Província Vicentina de Curitiba, o evento teve como tema o racismo norte-americano, e contou com a participação de professores do colégio Instituto Santa Luzia e a comunidade educativa vicentina em geral, apresentando perspectivas biológica, histórica e sociológica sobre a questão. O presente texto registra sequencialmente e expande as discussões do Encontro.
Confira o artigo completo no anexo que segue:
Confira o webinário com os autores e autora sobre o tema, transmitido pela Rede em junho de 2020.
[1] Graduada em Ciências Biológicas, atua como professora no Instituto Santa Luzia nas disciplinas de Biologia, Química, Projeto de Vida e Práticas Experimentais.
[2] Graduado em Filosofia, tem especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia, e mestrado em andamento em Filosofia, atua como professor no Instituto Santa Luzia nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso.
[3] Graduado em História, tem especialização em Educação Especial. Atua como professor no Instituto Santa Luzia nas disciplinas de História, Projeto de Vida e Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Clique para Download