05/05/2019

Educação Vicentina promove encontro para professores de Ensino Religioso

 

Aconteceu nos dias 02 e 03 de maio de 2019 o Encontro Provincial para Professores/as de Ensino Religioso das Instituições Educativas Vicentinas da Província de Curitiba. Realizado na Casa Provincial Medalha Milagrosa e orientado pela Comissão Especializada de Educação (CEEPaC), o encontro reuniu educadores/as do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Os temas abordados versaram sobre as concepções e orientações acerca do Ensino Religioso presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nos referenciais curriculares dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Conduzido pelo Prof. Dr. Flávio Fernando de Souza, consultor educacional da Educação Vicentina, o estudo foi desenvolvido na interface com a identidade institucional, especialmente em relação aos elementos da Pedagogia Vicentina que estão sendo sistematizados no processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico Pastoral (PPPP).

 

O evento contou com a presença do Prof. Ms. Jorge Silvino da Cunha Neto, um dos autores da coleção Diálogo Inter-religioso, da editora FTD, a qual é adotada pela maioria das Instituições e que corresponde ao perfil do Ensino Religioso assumido pela Educação Vicentina. Buscou-se situar esse componente curricular no conjunto da ação pedagógica vicentina, bem como as relações de convergência e diferenciação que estabelece com a Pastoral Escolar.

 

Na noite do primeiro dia, os/as professores/as participaram do Painel Temático Religiões - Educação – Sociedade, promovido pela Educação Vicentina em parceria com a Faculdade Vicentina (FAVI) e o Núcleo Ecumênico e Inter-religioso. De cunho acadêmico, o evento abordou o lugar e a contribuição dos processos educacionais, sejam eles mediados pelas instituições educativas ou por outras instâncias, na interação entre as tradições religiosas e o espaço público. Contribuíram na reflexão os painelistas Prof. Dr. Rudolf Eduard von Sinner (PUCPR) e Prof. Dr. Joachim Andrade (FAVI).

 

Para a professora Lucirene Mikoski, do Colégio Vicentino São José e também pastoralista da Escola Vicentina Nossa Senhora das Mercês, o encontro “foi um momento ímpar, que frisou o valor do estudo deste componente curricular para assegurar o respeito à diversidade religiosa e construir atitudes de reconhecimento das alteridades. Ainda, trouxe novas possibilidades para uma prática pedagógica ainda mais afetiva e significativa”. Juntamente com a formação, cabe destacar a convivência e troca de experiências entre os/as encontristas, o que contribui para a continuidade da interação e colaboração interinstitucional.

 

 

Comissão de Educação – Província de Curitiba

 

Galeria