20/04/2020

#ValoresEmCasa: é tempo de criativizar as relações!

 

Além de representar uma questão sanitária de extrema gravidade, o surgimento de uma epidemia de proporção global tem impactado diretamente as relações intra e interpessoais. A necessidade de distanciamento social imposta pela COVID-19 modificou nossas rotinas de trabalho e de convivência.

 

Acostumados/as que estamos a buscar soluções objetivas e rápidas para as situações do cotidiano, de repente nos deparamos com um cenário cuja superação demanda tempo e compromisso coletivo. O coronavírus colocou em cheque o senhorio de nossas agendas pessoais. As coisas não acontecem mais na hora que desejamos, nos vemos privados da autonomia de tempo e recursos para desenvolver nossas tarefas cotidianas.

 

Buscando amparar as demandas de presenças, afetos e proximidades, nos deparamos com uma infinidade de possibilidades virtuais de encontro e interações. Das lives de perfil cultural às transmissões de cultos religiosos, a oferta de uma multiplicidade de conteúdos online nos indaga sobre como estamos fazendo a recepção dos mesmos. O que eles representam para nós: possibilidade de reflexão e aprendizado, ou simples ocupação do tempo? Essa overdose digital tem nos ajudado ou nos confundido?

 

De outra parte, o fato de permanecermos mais tempo com nossas famílias tem nos exercitado no diálogo: organizar nosso tempo de trabalho dentro ou fora de casa, a rotina de estudo das crianças e adolescentes, prover as necessidades de cada um, gerenciar horários, emoções, ansiedades, incertezas em relação ao presente e ao futuro. Além de um cuidado da saúde física, respeitando as orientações de higiene e proteção, nossa saúde mental e emocional necessita de atenção.

 

A proposta #ValoresEmCasa quer nos exercitar nesse cuidado a partir dos valores que compõe nossa identidade como Educação Vicentina. Presencial ou virtualmente, conviver é um aprendizado permanente que implica abertura, disposição de crescer com a presença do/a outro/a, reconhecimento de que dependemos uns/umas dos/as outros/as, e que nossa vida é uma dádiva a ser compartilhada.

 

Acolhida, diálogo, colaboração, espiritualidade, criatividade, solidariedade, sustentabilidade: cada semana seremos motivados/as por um desses valores, buscando refleti-los em nossas práticas e presenças cotidianas. É sempre possível aprender algo das situações que nos desafiam. #AprenderSempre

 

 

Pastoral Escolar Vicentina - Província de Curitiba

 

Galeria