29/05/2017

CESS realiza encontro com Assistentes Sociais da Província

Nos dias 16 e 17 de maio de 2017, aconteceu na Casa Provincial – Curitiba/PR, o Encontro de Assistentes Sociais, promovido pela Comissão Especializada de Serviço Social – CESS. O encontro iniciou com uma bela acolhida aos participantes e mensagem da Visitadora Provincial, Ir. Leonides Selhorst, que nos contemplou com uma oração voltada à Santa Luísa de Marillac, refletindo acerca da origem da missão, o ontem e o hoje e o nosso compromisso diante do Carisma e dos novos apelos.                   

 

Após uma bonita espiritualização conduzida por Ir. Edna Leôncio, contamos com a presença da professora e assistente social Simone Beatriz Ferrari, que refletiu sobre o Protocolo de Atendimento de Serviços Socioassistenciais, com ênfase no atendimento à criança, ao adolescente  e pessoa idosa. Sua contribuição nos possibilitou um olhar mais abrangente sobre as novas realidades da Política Pública e dos Direitos Sociais, “construindo uma sociedade livre, justa e solidária”  (Constituição Federal - Art. 3º).

                                         

Iniciamos o segundo dia com uma espiritualização conduzida por Ir. Deonice Garcia, que apresentou o “trem do Carisma” em forma de oração e reflexão. Em seguida, a Psicóloga Carmem Chiocca, discorreu sobre Resiliência e Interatividade Relacional, interagindo com a equipe e ajudando o grupo a pensar que a promoção da resiliência “não é tarefa de um setor determinado, mas sim, de todas as pessoas que tem a responsabilidade de cuidar e proteger umas às outras”. Na Educação e no Serviço Social, cabe aos agentes educativos oferecer as condições de afeto, vínculo de confiança e nutrição básica para que crianças e adolescentes desenvolvam sua independência, sua autonomia e sua assertividade, habilidades e competências tão necessárias para a vida.

 

Encerrando o encontro, contamos com a presença de Irmã Raquel de Fátima Colet, que com muita criatividade e fervor, nos apresentou uma belíssima reflexão sobre os 400 anos do Carisma Vicentino, destacando três premissas para celebrar os 400 anos: gratuidade, originalidade, atualidade. Aprofundando o tema, provocou-nos à reflexão sobre como as experiências de Folleville e Châtillon, presentes na gênese do Carisma, se repetem hoje na missão que assumimos no Serviço Social, e quais são as situações de pobrezas e vulnerabilidades humanas e espirituais (Folleville) e estruturais, socioculturais, ecológicas (Châtillon) com as quais nos deparamos.

 

Na alegria da convivência fraterna, saímos aquecidos, levando em nossas bagagens muitos conhecimentos, compromissos e a forte motivação de continuarmos testemunhando a fé para aquecermos os corações com a presença e o Amor de Cristo.

 

“Onde se encontre uma Filha da Caridade (um/a vicentino/a), toda pessoa deve saber que é compreendida, amada e respeitada na sua personalidade humana, vendo nela uma imagem do amor do Senhor”. (MÈRE GUILLEMIN, 02 de fevereiro de 1968).

 

CESS – Comissão Especializada de Serviço Social

Galeria